quinta-feira, dezembro 09, 2004

Política versus Futebol

Não sei se o facto terá ou não a ver com a insofismável promiscuidade entre política e futebol, mas é uma realidade que estas duas “disciplinas” se confundem - cada vez mais - uma com a outra. Senão vejamos:

Quando - no futebol - uma qualquer equipa de arbitragem favorece um determinado clube, os seus dirigentes não dizem nada... fecham-se em copas; se acontece o contrário, ninguém os cala... até metem nojo. O presidente do fcp é um exemplo paradigmático desta triste constatação.

Durante algum tempo, enquanto a esquerda invectivava o Presidente da República por este ter viabilizado o pior governo do após 25 de Abril, a direita era toda beijinhos e abraços com Jorge Sampaio. Até parecia que o namoro iria dar em casamento... Agora, que o Presidente da República resolveu pôr cobro ao mais vergonhoso período da nossa História mais recente, a esquerda agradece - caladinha - enquanto a direita se torna mais trauliteira do que nunca. Dir-se-ia mesmo, uma direita a caminho de se tornar suja como nunca !

Depois desta primeira comparação entre a política e o futebol, ainda nos falta questionar se - no mundo da política - também existirá o chamado sistema. No mediático mundo do futebol, e apesar das muito proferidas palermices do presidente do Sporting, ainda ninguém chegou a uma resposta fiável. E na política... onde estará, afinal, o sistema ? Estará nos interesses (óbvios) que alimentam o chamado “centrão” político ? Na casta Opus Dei ? Na velhinha Maçonaria ? Na ainda jovem Comunhão e Libertação ? No perigoso Bilderberg ? Em todos eles ? Existirá também um sistema no mundo da política ? E será que um dia destes, tal como aconteceu ao (agora) pálido pinto da costa, também iremos ver alguém da alta política a contas com a Justiça ?

Se - como povo que somos - continuarmos a fazer escolhas na linha daquelas que têm sido feitas nestes últimos 30 anos, nunca iremos descobrir onde estará o sistema e, pior que isso, este irá perpetuando a sua já secular dominação. Infelizmente, acho que é isto que acontecerá... O famigerado sistema, não será algo incontornável com o qual tenhamos que forçosamente viver, mas - muito sinceramente - não estou a ver, aqui na minha sempre confiável "bola de cristal", nenhuma revolução dos (es)cravos para breve. E os escravos são, hoje em dia, todos aqueles que, independentemente da sua opção político-partidária, fazem da seriedade a sua regra de vida.

Já agora, e a propósito dos "pensadores globais" do grupo Bilderberg, dêem uma saltada até
www.bilderberg.org e tentem descobrir quem é o figurão (cá do nosso burgo) que - segundo a informação presente neste website - integra esta obscura “confraria”... SURPRISE, SURPRISE !!!

terça-feira, dezembro 07, 2004

Adeus, ó vai-te embora...!



sexta-feira, dezembro 03, 2004

FC Porto, 0 - Beira Mar, 1

Esta tarde, o pintinho foi fazer uma visita ao Tribunal de Gondomar e, à noite, o porto perdeu em casa com o Beira-Mar... No meio desta tristeza toda e do marasmo em que Santana Lopes e Paulo Portas deixaram o país, haja alguma coisa que me alegre.

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Ora aí está o esperado trambolhão do governo PSD / CDS

Pois é... quatro meses e meio depois de ter viabilizado o pior governo que Portugal teve depois do 25 de Abril, Jorge Sampaio lá se decidiu pela dissolução do Parlamento e convocação de eleições antecipadas.
.
Há quem diga que, para esta tomada de decisão do Sr. Presidente da República, não terá sido totalmente estranho o conteúdo do artigo de Cavaco Silva publicado na última edição do semanário Expresso, onde este afirmava ter "chegado o tempo dos políticos competentes afastarem os incompetentes".
.
Tenho para mim que, tão ou mais importante que este artigo de Cavaco Silva, foi a luta dos sindicatos, a força da opinião pública e a vigilância apertada dos partidos da oposição, embora um deles - o PS - tivesse ultimamente deixado de exigir a queda de PSL. Sem estes "pauzinhos na engrenagem", o PR não se teria nunca sentido na "obrigação moral" de correr com este governo. Por isso mesmo, e em minha opinião, não é (apenas) ao Dr. Jorge Sampaio que o povo português deverá agradecer a medida (só) agora tomada !
.
Vão-se seguir tempos de grande balbúrdia no seio dos dois partidos do governo, com especial incidência para o PSD. Numa de vítima, Santana Lopes - que nunca passou de mero líder de uma das facções do PSD e que foi colocado, à pressão, na direcção do partido - vai tentar chamar à responsabilidade os seus companheiros mais destacados. Pode ser que me engane, mas não vai ter sorte nenhuma... Meteu-se nela, agora que se "desenmerde", pensarão muitos desses seus (?) companheiros.
.
Há também quem, ingenuamente, já vaticine o enterro político da direita. Talvez Pedro Santana Lopes e/ou Paulo Portas estejam - na realidade - politicamente mortos (ou mal enterrados), mas o mesmo não pode ser extrapolado para o todo. Tal como foi necessário lutar para fazer cair este governo, há agora que preparar muito bem a próxima campanha eleitoral para que a direita saia - de facto - derrotada.
.
Não substimemos o PSD e o CDS, com ou sem PSL, com ou sem PP. Não esqueçamos que - contra tudo e contra todos - Bush foi reeleito com uma votação reforçada, quando nada o fazia prever. Para além disso, o povo português tem a memória curta e gosta muito de "rebuçados".

Site Meter