domingo, março 09, 2008

Diz que são uma espécie de Boris Yeltsin...

Na ressaca da grande manifestação nacional dos professores, resolvi dar uma vista de olhos por alguns dos mais conhecidos blogs da nossa praça. No que respeita ao “Causa Nossa”, devo dizer que me é difícil arranjar adjectivos para classificar as palavras com que Vital Moreira tenta mitigar o alcance da luta dos professores. Patético, confrangedor, deprimente, etc, etc, não classifica o estilo deste pobre de espírito.

Quando hoje observo figuras como Vital Moreira, José Magalhães, Mário Lino, Pina Moura, Zita Seabra, etc, etc, questiono-me logo sobre qual teria sido - de facto - o rumo de Portugal se, em 1975, o Partido Comunista tivesse alcançado o poder por via da força que, à época, emergia da mais que justa luta reivindicativa dos operários e camponeses deste país.

Que teria sido de um país liderado pela vanguarda dos trabalhadores, cujo governo viria, por certo, a integrar gentalha como esta ? Quando o povo quisesse manifestar o seu desencanto perante tamanha fraude, lá estariam os Vitais Moreiras, os Josés Magalhães, os Mários Linos, os Pinas Mouras, as Zitas Seabras, etc, etc, para tratar do assunto.

Tenho a impressão que nem Álvaro Cunhal se safava. Apareceria por aí um Judas - com doce de Letria ou não - capaz de o arrecadar de novo num qualquer gulag de Peniche.

Site Meter