terça-feira, maio 22, 2007

Parabéns ao FCP

Diz o povo - e com razão - que uma desgraça nunca vem só.
.
Na verdade, apenas um dia depois de assistir in-loco a mais um campeonato perdido pelo meu adorado Benfica, vi-me na obrigação moral de me deslocar ao Norte para assistir ao funeral de um amigo de longa data. Um grande portista a quem - infelizmente - o destino não deixou festejar mais um campeonato para o seu FCP. O seu filho mais velho (sportinguista) disse-me que o pai preferiu (?!) morrer no Sábado só para não correr o risco de, no Domingo, ver o Desportivo das Aves estragar a festa do campeonato. Sinceramente, não sei se o rapaz estava a falar verdade ou simplesmente a delirar...
.
Mas voltemos à questão central: o velório. Mal entrei na casa mortuária e, ao olhar para a urna, reparei - de imediato - que o morto (ou seja, o meu grande amigo) estava completamente nú. Junto a este, encontrava-se um enorme pote cheio de creme. Formando um círculo fechado em volta da caixão, os presentes iam girando e - à vez - enfiavam a mão no pote, passando-a em seguida sobre o corpo do defunto.
.
Imaginem a minha estupefacção. Surpreendido com esta cena uma tanto ou quanto macabra, perguntei à viúva:
.
- Desculpa lá a minha ignorância (tal como ao meu amigo, eu também a tratava por tu...): é tradição por estas bandas fazerem aquilo que estão a fazer ?
.
Com os olhos inchados de tanto chorar e com a voz bastante trémula, a mulher do defunto agarrou-se a mim e balbuciou:
.
- Não... é inédito... nunca fizemos nada isto. Só que o meu marido pediu para ser CREMADO...!

Site Meter