A traição do eu
Dificilmente saberei um dia se este despretensioso blog já foi, é ou alguma vez será visionado pela pessoa do Sr. Presidente da República ou por qualquer anónimo indivíduo que com ele - de um modo formal ou informal - se relacione.
Independentemente dessa possibilidade, e apesar de eu não ser um homem da Cultura, tomei a liberdade de aqui deixar uma dica literária para o Dr. Jorge Sampaio, a qual passa por lhe aconselhar vivamente a leitura do livro "A traição do eu", do psicólogo suíço Arno Gruen. Nunca se sabe... pode ser que esta leitura lhe faça bem.
Satisfazendo frugalmente a curiosidade intelectual e/ou científica que o título do livro possa despertar, aqui transcrevo um único - mas muito sugestivo - parágrafo: "Sentimentos de culpa, muitas vezes eles próprios envolvidos nas distorções do desenvolvimento, apenas renovam as condições para uma profunda destrutividade. Só podemos alcançar uma mudança real se aprendermos a lidar com o medo que está na origem da nossa incansável procura de uma segurança ilusória. Só sujeitando-nos ao processo doloroso que é tomarmos consciência dos nossos medos é que seremos capazes de abrir os nossos corações e aumentar a nossa sensibilidade para com os nossos semelhantes.".
Esperemos que a leitura do livro ajude o Dr. Jorge Sampaio a tomar consciência dos medos que o condicionaram a um ponto tal que, em vez de se ter decidido por eleições antecipadas, o PR tenha resolvido viabilizar aquela que é já uma das maiores vergonhas de sempre da História de Portugal: o actual (des)governo de Pedro Santana Lopes.
Se, uma vez finalizada a leitura do livro que eu aqui lhe recomendo, V. Exª.chegar à conclusão que a sua complacência para com as forças retrógradas que hoje governam Portugal foi e é fruto de uma quase patológica falta de coragem política para enfrentar certos tubarões e que essa sua fraqueza permanece irremediavelmente, então já sabe o que tem a fazer, Sr. Presidente: demita- se !
1 Comments:
mfc said...
O Jorginho, ultimamente, anda a ler pouco e tem que ir à Casa Sonotone !
03/11/2004
Enviar um comentário
<< Home