terça-feira, abril 18, 2006

Albertinho, quando é que vais parar para pensar ?

O governo do PS de Sócrates pretende deslocar as prisões de Lisboa, Coimbra e Pinheiro da Cruz para a periferia das cidades. Até aqui, tudo bem. Imagine-se só quanto valem, por exemplo, os terrenos onde está edificada a Penitenciária de Lisboa... Claro que irá ser propalado pelo governo que esta medida do Ministério da Justiça constitui um decisivo contributo para o combate ao défice. Para já, fica para mim claro que vai haver dinheiro extra para o lobby do betão e para o recrutamento de mais amigalhaços, vulgo boys.

Entretanto, o Ministério da Justiça está também a estudar uma possível redefinição das funções dos guardas prisionais por forma a que venham a ser passadas para o sector privado algumas das suas atribuições. Independentemente das funções que venham a ser privatizadas, é óbvio que as empresas que as vierem a executar irão fazê-lo na lógica, pura e simples, do lucro.
.
Numa expectável racionalização de custos, só espero que as empresas privadas seleccionadas - uma vez contratadas - não entreguem, por sua vez, o outsourcing da vigilância das instalações prisionais aos próprios reclusos. Um pouco ao estilo do lema publicitário do Totoloto, seria fácil, era barato e dava milhões. Mas...

Site Meter