quinta-feira, abril 27, 2006

A ideia até nem é má, mas...

Na linha de uma rotina de relacionamento governo-parlamento, já há muitos anos instituída, José Sócrates tem ido todos os meses à AR para entabelar um debate político com os deputados. No corrente ano, estes debates mensais versaram as temáticas da simplificação administrativa (Jan), das políticas sociais para os idosos (Fev) e da ciência (Mar).

Hoje terá lugar o debate de Abril. O tema para este mês gira em torno das medidas governamentais previstas para a área da segurança social. José Sócrates deverá revelar, por exemplo, as medidas do governo que visam a concessão de incentivos a empresas que criem creches ou que facilitem a conciliação entre as vidas profissional e familiar, por via do estabelecimento de horários mais flexíveis ou parciais.

Embora ainda não conheça o teor das medidas a anunciar, não quero duvidar da bondade das mesmas. Penso mesmo que todos teríamos a ganhar com o sucesso destas medidas, nomeadamente as mulheres que trabalham e que têm uma família para tomar conta.

Do que eu já duvido - e de que maneira - é da vontade dos empresários portugueses em aceitar a ideia de criarem creches para os filhos dos seus empregados. Ainda por cima, numa época em que as empresas se centram, sobretudo, no seu core business... Creches ? Não, obrigado ! - dirão a generalidade dos nossos "empresários".

Para ser sincero, acredito mais que este tipo de caminho fosse possível de ser tomado pelos empresários no tempo em que vivíamos todos sob a ditadura de um regime fascista, do que hoje em dia, em que vivemos quase todos sob uma (muito velada) ditadura de anónimos accionistas. Anónimos accionistas esses que, regra geral, se estarão absolutamente cagando para os filhos de quem trabalha (para eles).

Site Meter