quinta-feira, abril 20, 2006

PS de Sócrates impede legítimo direito de resposta

A maioria parlamentar do PS de Sócrates inviabilizou ontem a audição parlamentar do ex-director da Polícia Judiciária, Santos Cabral. A título de justificação, foi invocada a vontade de não prolongar o folhetim mediático que começou quando Santos Cabral decidiu fazer combate político ao Governo através da Comunicação Social.

Pessoalmente, considero incompreensível esta recusa liminar do PS de Sócrates em ouvir o ex-director da PJ no Parlamento. Tanto quanto me lembro, sempre que houve problemas na PJ, a respectiva comissão parlamentar foi incumbida de proceder às consequentes audições. Isso aconteceu, por exemplo, quando o actual deputado do PSD Fernando Negrão abandonou o cargo de director da PJ.

A justificação apresentada de não querer “dar corda” aos queixumes de Santos Cabral poderia até ter alguma razão de ser. Mas não nos podemos esquecer que foi - em pleno Parlamento - que o ministro da tutela pôs em causa a capacidade da PJ em proceder a investigações criminais, afirmando que esta polícia tem trabalhado quase só para o arquivo (leia-se caixote do lixo). Esta muito grave afirmação exige os necessários esclarecimentos, em sede própria. Se foi no Parlamento que estas insinuações foram proferidas, seria lógico que os devidos esclarecimentos tivessem que ser prestados no Parlamento.

Vendo as coisas de uma forma linear, há aqui um legítimo direito de resposta que o visado foi habilidosamente impedido de exercer. É mais um sinal dos contornos anti-democráticos que a política deste PS de Sócrates começa a apresentar. Será que a missa ainda vai no adro ?

1 Comments:

At 12:13 da tarde, Blogger Madalena said...

Como já disse no blog do Murcon, não me revejo neste PS em que votei. Sinto-me sem abril no horizonte e encontro muitos como eu. Pelo menos aqui, na Blogolândia.
Gostei da frase inspiradora e vim até cá. Eu também nem sempre estou de acordo comigo e por isso agora pago as favas.
Abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter