quinta-feira, novembro 25, 2004

O totobola da Casa Pia



Começou hoje o julgamento do processo Casa Pia. Uma sondagem do DN / TSF / Marketest revela que cerca de 2 / 3 dos portugueses adultos não acredita que se venha a fazer justiça. Porque será ? Será porque os portugueses são muito entendidos em matérias jurídicas e reconhecem terem existido graves erros processuais neste caso ? Ou será porque os portugueses se aperceberam que, passado não muito tempo, só o Bibi continuava “arrecadado” enquanto os outros já estavam na maior, no conforto das suas casas e junto das suas famílias ?!

Entretanto, para mal dos nossos pecados e, ainda pior do que isso, em prejuízo das próprias vítimas, as coisas parecem ter emperrado logo nas primeiras horas de julgamento, quando a advogada de defesa de um dos arguidos invocou a possibilidade de os actos praticados pelo juiz Rui Teixeira poderem vir a ser considerados formalmente nulos. Segundo a mesma advogada, esse facto poderá levar “o tribunal a considerar que são inválidos todos os actos jurisdicionais anteriormente praticados e que dessa decisão resulte até a nulidade da constituição de arguido e da própria acusação”.

É por estas e por outras, que apenas 1 / 3 da população acredita que se fará justiça. Eu, por enquanto, não acredito nem deixo de acreditar... só questiono - como já o fiz num post anterior - se alguma vez virá mesmo a haver julgamento. E se acontecer o pior, ou seja, se for tudo por água abaixo, serei forçado a acreditar que aqueles que por aí dizem à boca cheia que a “malta do avental” já começou a mexer os cordelinhos, têm mesmo carradas de razão.

Site Meter